segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Poesia e música se misturam no 'Baião de Spokens' do Sesc Pinheiros

Evento conta com participações especiais de Alzira E, Alice Ruiz e Celso Borges


por Felipe Julian - divulgação
Com inspiração no "Spoken Word", o espetáculo performático "litero-musical" é comandado por Caco Pontes e Sandra Ximenez

"Spoken word", que traduzido do inglês significa "palavra falada", é uma forma de arte literária ou uma performance artística em que os poemas, as letras de música e as estórias são faladas, em vez de cantadas, podendo ser também executadas com acompanhamento musical; mas a ênfase é mantida na oralidade.Com inspiração no "Spoken Word", o espetáculo performático "litero-musical" do projeto "Baião de Spokens" é apresentado no Sesc Pinheiros. O evento acontece no domingo, dia 14, das 17h às 19h. A entrada é Catraca Livre.
O espetáculo é ambientado nas atmosferas da cultura alternativa e intervenção urbana, reunindo artistas que são reconhecidos pela autenticidade e inovação constante, explorando as fronteiras da canção e da poesia sonora. O idealizador do projeto Caco Pontes se apresenta acompanhado de Sandra Ximenez e banda, com participações especiais de Alzira E, Alice Ruiz e Celso Borges.
Na ocasião, também é lançado o livro "Sociedade Vertical", do poeta e multiartista Caco Pontes (alguns poemas do livro fazem parte do repertório do espetáculo).

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

História da Música - Parte 2

Origem Física e Elementos
A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical.
Sem ritmo não há música. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.
O que resulta da junção da melodia, harmonia e ritmo são as consonâncias e as dissonâncias.
Acontece, porém, que as definições de dissonâncias e consonâncias variam de cultura para cultura. Na Idade Média, por exemplo, eram considerados dissonantes certos acordes que parecem perfeitamente consonantes aos ouvidos atuais, principalmente aos ouvidos roqueiros (trash metal e afins) de hoje.
Essas diferenças são ainda maiores quando se compara a música ocidental com a indiana ou a chinesa, podendo se chegar até à incompreensão mútua.
Para melhor entender essas diferenças entre consonância e dissonância é sempre bom recorrer ao latim:
Consonância, em latim consonantia, significa acordo, concordância, ou seja, consonante é todo o som que nos parece agradável, que concorda com nosso gosto musical e com os outros sons que o seguem.
Dissonância, em latim dissonantia, significa desarmonia, discordância, ou seja, é todo som que nos parece desagradável, ou, no sentido mais de teoria musical, todo intervalo que não satisfaz a idéia de repouso e pede resolução em uma consonância.
Trocando em miúdos, a dissonância seria todo som que parece exigir um outro som logo em seguida.
Já a incompreensão se dá porque as concordâncias e discordâncias mudam de cultura para cultura, pois quando nós, ocidentais, ouvimos uma música oriental típica, chegamos, às vezes, a ter impressão de que ela está em total desacordo com o que os nossos ouvidos ocidentais estão acostumados.
Portanto o que se pode dizer é que os povos, na realidade, têm consonâncias e dissonâncias próprias, pois elas representam as suas subjetividades, as suas idiossincrasias, o gosto e o costume de cada povo e de cada cultura.
A música seria, nesse caso, a capacidade que consiste em saber expressar sentimentos através de sons artisticamente combinados ou a ciência que pertence aos domínios da acústica, modificando-se esteticamente de cultura para cultura.

Fonte
http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaoquee.htm - Acessado em 04/12/14.

História da Música - Parte 1


A história mitológica da música, no mundo ocidental, começou com a morte dos Titãs.
Conta-se que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), mais conhecidos como os Titãs, foi solicitado a Zeus que se criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as nove Musas.
Entre as nove Musas estavam Euterpe (a música) e Aede, ou Arche (o canto). As nove deusas gostavam de freqüentar o monte Parnaso, na Fócida, onde faziam parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Há também, na mitologia, outros deuses ligados à história da música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; de Orfeu, filho da musa Calíope (musa da poesia lírica e considerada a mais alta dignidade das nove musas), que era cantor, músico e poeta; de Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.
Se estudarmos com cuidado a mitologia dos povos, perceberemos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música. Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante, o que prova que a música é algo intrínseco à historia do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais antigas e importantes.
História Não-Mitológica
A origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.
Na história não-mitológica da música são importantes os nomes de Pitágoras, inventor do monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons, e o de Lassus, o mestre de Píndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.
Outro nome é o do chinês Lin-Len, que escreveu também um dos primeiros documentos a respeito de música, em 234 antes de Cristo, época do imperador chinês Haung-Ti. No tempo desse soberano, Lin-Len -que era um de seus ministros- estabeleceu a oitava em doze semitons, aos quais chamou de doze lius. Esses doze lius foram divididos em liu Yang e liu Yin, que correspondiam, entre outras coisas, aos doze meses do ano.
Fonte
http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaoquee.htm - Acessado em 04/12/14.

Faculdades/Universidades/Escolas Técnicas

As dez melhores escolas de música nos Estados Unidos




Universidade de Harvard

Harvard, a melhor universidade dos Estados Unidos, de acordo com a "US News & World Report", oferece ensino musical abrangente para alunos de graduação e pós-graduação. Os estudantes que aspiram doutorado em música podem se especializar em quatro áreas diferentes: musicologia histórica, teoria musical, composição e etnomusicologia, a qual se concentra em questões culturais e sociais na música. Universidade de Harvard Departamento de música Edifício de música Cambridge, MA 02138 617-495-2791 Harvard.edu

Universidade de Yale

A escola de música da Universidade de Yale, uma das melhores instituições dos Estados Unidos, oferece programas de graduação e pós-graduação. Os alunos concentram seus estudos em várias áreas especializadas, que incluem canto, ópera, cordas, piano, teoria musical, história da música, composição musical, tecnologia da música, regência e órgão. Universidade de Yale Escola de música 98 De wall Street New Haven CT 06511 203-432-4155 Yale.edu

Escola Juilliard

Uma das melhores escolas de música do mundo, a Escola Julliard, em Nova Iorque, oferece ensino musical para alunos do ensino médio através dos estudantes de pós-graduação. A instituição confere graus de Bacharel em música para estudantes de composição, piano, jazz, guitarra e canto, entre outras disciplinas. As áreas de estudo de pós-graduação incluem regência, composição, desempenho histórico, piano e canto. Escola Juilliard 60 Lincoln Center Plaza Nova Iorque, NY 10023 212-799-5000 julliard.edu

Universidade de Rochester

Chamada de "melhor escola de música" de 2008 pelo Guia Kaplan/Newsweek, a faculdade de música Eastman da Universidade de Rochester oferece aos alunos de bacharelado, mestrado e doutorado várias áreas musicais, que incluem composição, estudos de jazz, educação musical, piano e teoria. A instituição oferece também um programa de acompanhamento musical e de música antiga. Universidade de Rochester Faculdade de música Eastman 26 Gibbs Street Rochester, NY 14604 585-274-1000 Rochester.edu

Universidade de Vanderbilt

A escola de música Blair na Universidade de Vanderbilt, classificada entre as vinte melhores instituições de ensino dos Estados Unidos, enfatiza a execução dentro de seus departamentos acadêmicos, incluindo teclado, metais, percussão, conjuntos, cordas e canto. Embora a escola ofereça principalmente o grau de bacharel em música, os alunos matriculados no programa de cinco anos ganham no quinto ano um título de mestre em educação, perfeito para os estudantes interessados em ensino musical. Universidade de Vanderbilt Escola de música Blair 2101 W. End Avenue Nashville, TN 37240 615-322-7311 Vanderbilt.edu

Faculdade de Música de Berklee

A missão da Faculdade de Música de Berklee enfatiza uma forte formação acadêmica em música contemporânea e na indústria musical, que durante anos produziu o Oscar e o Grammy, premiando profissionais da música. A escola abriga quatro departamentos musicais, onde os alunos ganham graus de bacharel e mestre: composição, execução, tecnologia da música e formação profissional. Faculdade de Música de Berklee 1140 Boylston Street Boston, MA 02215 617-266-1400 Berklee.edu

Faculdade de Oberlin

Os alunos da Faculdade de Oberlin são graduados em áreas como execução, regência, ensino musical e história da música. A faculdade oferece aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de especializarem a sua formação em várias áreas, que incluem estudos de jazz, canto, cordas, metais, instrumentos de sopro e percussão. Faculdade de Oberlin 148 West College Street Oberlin, OH 44074 440-774-7722 Oberlin.edu

Escola de Música de Manhattan

Com todos os recursos musicais que Nova Iorque tem para oferecer, a Escola de Música de Manhattan oferece títulos em estudos de graduação, pós-graduação e doutorado dentro de uma grande variedade de especializações musicais, incluindo canto, regência, composição, instrumentos de orquestra e saxofone. A instituição enfatiza as oportunidades de apresentação com mais de 400 concertos de estudantes a cada ano. Escola de Música de Manhattan 120 Claremont Avenue Nova Iorque, NY 10027 212-749-2802 msmnyc.edu

Conservatório de Música de São Francisco

O Conservatório de São Francisco é a mais antiga escola de música da costa oeste dos Estados Unidos. Os alunos estudam para se graduarem como bacharéis ou mestres em diversas áreas da música, incluindo composição, guitarra, instrumentos de orquestra e canto. A escola também oferece um certificado artístico em música de câmara e pós-graduação em acompanhamento de piano. Conservatório de Música de São Francisco 50 Oak Street San Francisco, CA 94102 415-864-7326 sfcm.edu

Universidade de Bucknell

Os alunos da Universidade de Bucknell recebem formação musical que enfatiza três áreas principais: história da música, teoria e execução musical. A universidade oferece instalações com tecnologia de ponta, o edifício "Sigfried Weis Music", que abriga uma extensa biblioteca de música, uma sala de recital, os estúdios da faculdade e salas de estudos. Os alunos ganham graduação em educação musical, execução, composição e história da música. A escola não oferece pós-graduação. Universidade de Bucknell Dent Drive Lewisburg, PA 17837 570-577-2000 bucknell.edu
acessado em 14 de setembro 

Os 4 melhores cursos de Música do Brasil

Nome da FaculdadeEstrela
Universidade Federal de Goiás (UFG)★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)★★★★★
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)★★★★★

Os melhores cursos de Música do Brasil


FaculdadeEstrelas
(MG) Belo Horizonte – UFMG★ ★ ★ ★ ★
(RS) Porto Alegre – UFRGS★ ★ ★ ★ ★
(SP) São Paulo – Unesp★ ★ ★ ★ ★
(SP) São Paulo – USP★ ★ ★ ★ ★
(BA) Salvador – UFBA★ ★ ★ ★
(DF) Brasília – UnB★ ★ ★ ★
(GO) Goiânia – UFG★ ★ ★ ★
(MG) Belo Horizonte – Uemg★ ★ ★ ★
(MG) Uberlândia – UFU★ ★ ★ ★
(PB) João Pessoa – UFPB★ ★ ★ ★
(PR) Curitiba – UFPR★ ★ ★ ★
(PR) Maringá – UEM★ ★ ★ ★
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ★ ★ ★ ★
(RJ) Rio de Janeiro – Unirio★ ★ ★ ★
(RN) Natal – UFRN★ ★ ★ ★
(RS) Pelotas – UFPel★ ★ ★ ★
(RS) Santa Maria – UFSM★ ★ ★ ★
(SC) Florianópolis – Udesc★ ★ ★ ★
(SP) Campinas – Unicamp★ ★ ★ ★
(SP) Ribeirão Preto – USP★ ★ ★ ★
(SP) São Paulo – Fasm★ ★ ★ ★

(Os melhores cursos do Brasil) Fonte
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/melhores-faculdades/category/musica/ - Acessado em 9 de Setembro


(Os 4 melhores cursos de Música no Brasill) Fonte
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/melhores-faculdades/os-4-melhores-cursos-de-musica-do-brasil/ - Acessado em 14 de Setembro 

(As dez melhores escolas de música nos Estados Unidos) Fonte
http://www.ehow.com.br/dez-melhores-escolas-musica-estados-unidos-lista_31185/ - Acessado em 14 de setembro

Projeto '' Carta para o Futuro''




Carta para o Futuro 2017












Fonte
http://seguranca24hrs.blogspot.com.br/ - Acessado em 4 de Dezembro

Palestra sobre superação

Bom na minha escola, a cada bimestre trabalhamos com um livro novo e 3° o livro foi Esporte, caminho de superação. E a escola trouxe uma pessoa que passou por dificuldades no esporte por causa de sua deficiência. Antonio Augusto Alves, que é skatista e que apesar de não se considerar um exemplo de superação, por não ter perdido as pernas, já ter nascido sem elas, o skate o ajudou a superar dificuldades de locomoção. 













Após essa conversa, ele demonstrou algumas manobras com o skate. 



E no final, todos da minha sala tiraram uma foto com ele :)


Fonte

Olimpíada de Matemática









Os preparativos foram intensos tanto por parte dos professores de matemática como dos alunos, que tiveram que confeccionar jogo da memória, tangram, dominó, quiz e outros jogos, tudo usando frações, expressões numéricas, multiplicação, raciocínio lógico... E a competição não envolvia apenas cálculos, mas também esporte, quem acertasse a cesta de basquete acrescentava alguns pontos para sua equipe.


Os alunos foram divididos: 6º e 7º ano ficaram misturados em equipes VERDE, AZUL e AMARELO. 8º e 9º também. Quem será que ganhou?




Experiência com balões

Demonstrar a reação química que ocorre quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, liberando o gás carbônico que expande as paredes da bexiga, provocando o seu enchimento. A mesma volta ao normal depois que o gás se dissipa. 



Fonte
http://fund2colegioomega.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-11-05T06:31:00-08:00&max-results=7&start=11&by-date=false  - Acessado em: 04/12/2014.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A influência da Música na vida das pessoas

A música tem várias influências em nossas vidas: Influências físicas a música tem várias influências diretas sobre o corpo humano, como por exemplo a mania que nosso metabolismo tem de tentar seguir o ritmo da música. Por exemplo, músicas rápidas fazem o metabolismo acelerar, provocando euforia. Músicas lentas tendem a deixar o corpo mais relaxado. Influências Emocionais Mas o principal da música são suas influências emocionais. Músicas que lembram lugares, períodos, pessoas. Quem não se lembra daquela música que sempre tocava quando se reunia com os amigos. Ou da música que tocou quando você deu seu primeiro beijo. Algumas teorias de marketing (que falam sobre coorte) sustentam a ideia de que a fase da vida em que o gosto musical se torna mais forte é no final da adolescência e início da vida adulta. Quer dizer, se você tem entre 17 e 24 anos, provavelmente você vai passar o resto da vida gostando do tipo de música que você gosta hoje. A música marca nossa vida, define as pessoas, quer você goste disso ou não. 

Fonte
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=10477&id_pagina=2 - Acessado em: 1.º/12/2014.

Código de ética do músico


“A música, este bem maior da humanidade, precisa de quem a crie, de quem a toque e de quem a cante. Os músicos e cantadores, assim como os compositores, são seres humanos comuns, com necessidades comuns a todos os seus semelhantes. Têm necessidade de ter seus direitos profissionais garantidos para que possam, com tranquilidade, exercer sua arte.

E essa a finalidade da Ordem dos Músicos do Brasil, entidade que existe para criar condições para que o talento dos músicos que atuam no país possa ser desfrutado por todos. E o lugar de encontro, a referência de união. Quanto mais civilizada, educativa e atuante for a Ordem, melhores serão as condições para que a música brasileira prossiga em seu destino de encantar e seduzir o mundo.”


FERNANDO BRANT


Fonte
http://www.ombmg.org.br/ombmgv2/ - Acessado em: 1.º/12/2014.


5 Filmes que falam sobre música

01 - Amadeus


Amadeus é um filme estadunidense de 1984, do gênero drama biográficodirigido por Milos Forman e com roteiro de Peter ShafferO roteiro é baseado na peça homônima do próprio Shaffer, livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII

02 - A Professora de Piano



Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.


03 - Hillary and Jackie (Jaqueline Du Pré)

Hilary-and-jackie-poster.jpg

A tocante história da concertista internacional Jacqueline Du Pré (Emily Watson) visto através da ótica de Hilary (Rachel Griffiths), sua irmã e Piers (Rupert Penry-Jones), seu irmão. Desde muito jovens as duas irmãs se dedicaram à música, mas enquanto Hilary era uma flautista apenas razoável Jacqueline se revelou um violoncelista de raro talento. Os anos se passam e as duas irmãs têm vidas bem distintas. Enquanto Hilary se casa em Londres com Kiffer Finzi (David Morrissey), vai morar no interior e tem um casamento estável, Jackie deslancha na sua vida profissional, mas a cada dia está mais solitária. Além disto, atingida por um sério problema de saúde.

04 - O Violino Vermelho



No século XVIII, artesão italiano constrói um violino perfeito, no intuito de homenagear sua esposa, que está prestes a ter um filho. Mas uma tragédia ocorre e a esposa e o filho morrem no parto. O violino construído e, ao longo dos 300 anos seguintes, passa de mão em mão por diversos continentes, sempre produzindo belos sons e acompanhado por uma misteriosa sina.


05 - Villa Lobos



Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas. A história começa com Villa, já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e a partir desta cena e de outras do mesmo concerto vão surgindo lembranças de sua vida.


Fonte
http://martinezemanuel.blogspot.com.br/2007/07/filmes-sobre-msica.html - Acessado em: 1.º/12/2014.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Origem da Música

Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.

Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão. Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação, no entanto não é conhecida a forma como esses instrumentos musicais eram produzidos.


Das grandes civilizações do mundo antigo, foram encontrados vestígios da existência de instrumentos musicais em diferentes formas de documentos. Os sumérios, que tiveram o auge de sua cultura na bacia mesopotâmia a milhares de anos antes de Cristo, utilizavam em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados, influenciando as culturas babilônica, caldeia, e judaica, que mais tarde se instalaram naquela região.

A cultura egípcia, por volta de 4.000 anos a.C., alcançou um nível elevado de expressão musical, pois era um território que preservava a agricultura e este costume levava às cerimônias religiosas, onde as pessoas batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam. Os sacerdotes treinavam os coros para os rituais sagrados nos grandes templos. Era costume militar a utilização de trompetes e tambores nas solenidades oficiais.


Fonte
http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/ - Acessado em: 27/11/2014.